sábado, 7 de novembro de 2009

David Rodrigues lança carreira na Italia



O júnior David Rodrigues competirá, em cross-country, na InfoTre-Lee Cougan, equipa italiana posicionada, no final de Outubro, no 31º lugar do ranking UCI. Depois do vice-campeão mundial júnior Ricardo Marinheiro comprometer-se por três anos com a italiana TX Active Bianchi foi agora a vez de David Rodrigues internacionalizar-se num compromisso assumido por uma época e naquela que será a sua primeira temporada como Sub-23, noticia o site italiano Solobike.
“É uma recompensa por uma época excelente e que valoriza o que tenho feito pelo btt”, resumiu o natural da Guarda, primeiro vencedor de uma prova da Taça do Mundo (Madrid) no cross-country português.
“A minha decisão não tinha sido tomada e se não fosse o meu treinador, Tiago Aragão, tinha optado pela estrada. Vim do ‘cross’, que pratico desde os nove anos e pelo qual sinto uma grande paixão. Mas esta época foi excelente também na estrada e acabei por optar pelo projecto que me oferecia melhores condições”, salientou o 10º classificado do Campeonato do Mundo de Canberra, Austrália.
Entre o calendário conhecido, David Rodrigues deverá alinhar nas provas da Taça do Mundo, competindo no Campeonato Nacional e, esparsamente, nalgumas provas da Taça de Portugal conciliando a competição com os estudos em Fisioterapia, em Castelo Branco.
“Poderá ser um passo pequeno a curto prazo, mas no futuro pode significar melhores resultados a nível internacional. Contei com o apoio das equipas onde passei, se não correr bem tenho sempre as portas abertas no regresso”, referiu.
“Será uma abordagem inicial dificultada por integrar uma nova equipa e com uma língua diferente. O projecto permiti-lhe continuar a estudar e agora terá que aproveitar a oportunidade de evoluir internacionalmente, mesmo passando de categoria”, adiantou Tiago Aragão, treinador pessoal do atleta que adianta “se não o fizesse agora, morria na praia. O nivel desportivo em Portugal é…diferente”, avalia.
“É sinal positivo do BTT português e que permitirá a estes atletas [David Rodrigues e Ricardo Marinheiro] evoluir desportivamente a um nível de competição consideravelmente mais exigente”, definiu, por sua vez, Delmino Pereira, presidente-adjunto da Federação Portuguesa de Ciclismo.
David Rodrigues competiu, em 2009, com as cores do Clube de Montanhismo da Guarda e da ASC-Vila do Conde (Estrada). Em Cross-Country além da vitória na Taça do Mundo de Madrid, foi 10º classificado do Mundial e 16º no Europeu de Zoetermeer. Em Portugal, disputou e venceu a Taça de Portugal Junior, optando por disputar a Volta a Portugal Júnior de estrada - foi nono - em alternativa ao Nacional de XCO.
A InfoTre-Lee Cougan terá em 2010 o seu quarto ano de actividade. Situada no Norte de Itália, a equipa é patrocinada por uma empresa de software informático e pela marca de bicicletas Lee Cougan.

By jornal Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário